468x60

Incluindo-me em uma sociedade não real: a minha.

Inteligentemente sábio.

terça-feira, 7 de setembro de 2010
O abismo de diferença entre sabedoria e inteligência não é nada pequeno, como eu disse é um abismo. Mas as pessoas estão sempre confundindo uma com a outra e não percebem que elas são totalmente diferentes.
Em termos óbvios e simplificados, a inteligência não passa de uma técnica de ideias e estratégias, que uma pessoa que estuda o dia inteiro uma determinada matéria acaba se tornando inteligente sobre a mesma. É uma combinação de facilidade de captação com a facilidade de absorção, não envolve emoção alguma. Sabedoria já é diferente, é a mistura de ação com emoção. Resumo como sendo a consciência em ação, enquanto a inteligência é a consciência apenas planejando. É importante saber a diferença entre essas duas, elas são frequentemente confundidas e isso me incomoda um pouco. Talvez seja por observar diversas pessoas sábias que são julgadas injustamente como apenas inteligentes, ou aquelas inteligentes, tapadas, que são consideradas sábias, mas na verdade estão bem longe.
A inteligência é a capacidade de conhecer o mundo, tem a ver com conhecimento apenas, enquanto a sabedoria é o aproveitamento e análise do mundo, ela tem mais ou menos a ver com a felicidade - quando sabemos aproveitar o que tem em nossa frente, fica muito mais fácil de ser feliz. Não digo que inteligência não é importante, longe disso, ela que nos dá os meios para viver e explorar os universos desse mesmo mundo, mas somente tendo sabedoria que conseguimos ver o "por quê" das coisas, não apenas o "como".
Com certeza que com a inteligência conseguiremos avançar na vida. É através dela que conseguimos encontrar os caminhos para o nosso sucesso. Mas a capacidade de encontrar o motivo de fazer tudo isso é a sabedoria. As escolas de modo geral não nos ensinam a ter sabedoria, apenas inteligência. Somos ensinados a absorver conhecimentos e informações apenas, não a achar o motivo de estarmos fazendo isso. O que é péssimo. Preferia mil vezes aprender como ser sábia do que como resolver um exercício de física que não sei para que usar na minha simples vida.
Os antigos sabiam diferenciar bem uma da outra, costumavam dizer que "Os homens inteligentes sempre fazem, mas os sábios sempre procuram a melhor forma de faze-lo". Em termos filosóficos a sabedoria preza os meios antes que os fins, ou mesmo reavalia os fins diante dos meios oferecidos. Deu para entender? Espero que sim. E você? O que você é? Inteligente ou sábio? Espero que você não saiba a resposta, ai só assim terá os dois. No fim, concluímos que o importante é ter os dois, ser inteligentemente sábio.

0 pitaco(s).:

Postar um comentário